NEWS

Samsung UFS: cartões prometem cinco vezes mais velocidade do que os microSDs atuais

Com opções de 32 à 256 GB, os cartões alcançam velocidades de leitura de 530 MB/s e de gravação de 170 MB/S

A Samsung Electronics revelou os primeiros cartões de memória removíveis com a tecnologia Universal Flash Storage (UFS), focado em gravações com dispositivos móveis, como câmeras DSLRs, de VR, de ação e drones. Sendo lançados em uma variedade de capacidades, de 32 à 256 GB, os cartões Samsung UFS esperam trazer uma melhora significativa de performance para o mercado de armazenamento externo.

“Nossos novos cartões UFS de 256 GB irão oferecer uma experiência de usuário ideal para os consumidores que já pensam no digital, e liderará a indústria no estabelecimento da solução de cartão de memória mais competitiva do mercado”, disse Jung-bae Lee, vice-presidente sênior de engenharia de aplicação e planejamento de produtos de memória da Samsung Electronics. “Ao lançar essa nova linha, nós estamos mudando o paradigma de crescimento no mercado de cartões de memória para priorizar a performance e a conveniência para o usuário acima de tudo”, ressalta.

Os novos cartões UFS surpreendem justamente por suas capacidades de processamento em relação aos cartões microSD atuais. A taxa de leitura sequencial chega à 530 MB/s frente aos atuais 100 MB/s nos mais recentes cartões microSD lançados no mercado. Além disso, as taxas de leitura aleatórias, que são medidas em Operações de entrada e saída por segundo (IOPS, da sigla em inglês), chegam à quase 40 mil IOPS – um número até 20 vezes maior que as taxas encontradas nos cartões microSD típicos.

Para as taxas de gravação, o novo cartão UFS processa até 35 mil IOPS – o que representa 350 vezes mais do que a média de 100 IOPS dos cartões microSD – e chega à uma velocidade de gravação sequencial de até 170 MB/s, quase dobrando a velocidade dos microSDs top de linha.

Para alcançar a melhor performance e eficiência energética no transporte de dados, os cartões UFS suportam múltiplos comandos com recursos de sequenciamento para permitir a leitura e/ou gravação simultânea através do uso de caminhos dedicados separadamente.

A Samsung tem adotado uma estratégia agressiva no desenvolvimento de soluções com tecnologia UFS. Contribuindo com a iniciativa de padronização JEDEC, a empresa já ajudou a elaborar as especificações Universal Flash Storage 2.0 em setembro de 2013 e Universal Flash Storage 1.0 Card Extension em março deste ano. Após apresentar os primeiros chips UFS com capacidades de 128 GB embutidos em alguns dispositivos móveis em janeiro de 2015, a companhia lançou uma versão de 256 GB embutida em fevereiro deste ano. No começo deste mês, a Samsung também completou o programa de certificação da Universal Flash Storage Association (UFSA), que avalia especificações funcionais e elétricas para a compatibilidade com cartões UFS, garantindo a aprovação dos produtos UFS da marca, com direito de usar o logo oficial pela primeira vez na indústria.

Fonte: Panorama Audiovisual