NEWS

Roland exibe soluções para broadcast em feira na Espanha

Entre as novidades, destaca-se nova tela para o switcher V-1200, o mini-swticher V-1HD e o console compacto M-5000C

A Roland exibiu recentemente na AFIAL 2016 – feira espanhola de Som, Iluminação e Tecnologia Audiovisual ocorrida entre os dias 26 e 28 de abril – uma nova superfície de controle para o popular switcher multiformato V-1200HD.

O painel V-1200HDR conta com dois monitores touch LCD integrados para facilitar a monitoração e controle, assim como um T-fader de tamanho considerável para disparar efeitos e transições com mais facilidade.

Os monitores táteis exibem diferentes interfaces gráficos conforme o usuário defina, podendo também visualizar diretamente sinais de vídeo através de conexão HDMI no painel traseiro. O painel também permite a gestão de 16 crosspoints e é capaz dce controlar parâmetros PTZ de até sete câmeras remotas conectadas.

V-1HD

O V-1HD torna fácil a conexão e switch de câmeras de vídeo, smartphones, computadores, tablets, reprodutores Blu-ray e outras fontes de vídeo HDMI com o apertar de um botão ou deslizar de um controle T-Fader.

O dispositivo suporta efeitos profissionais de composição, tais como Picture-in-Picture e Keying, permitindo a inserção de gráficos, GCs ou até mesmo a utilização de Chroma Key, ideal para a retransmissão de noticiários ou produções corporativas.

Possui 4 entradas HDMI e duas saídas HDMI, suportando resoluções até Full HD 1080p.

M-5000C

Para o áudio, a fabricante destaca o console M-5000C. Com apenas 32 kg, essa mesa compacta oferece toda a flexibilidade e potencia da M-5000, mas ocupa um espaço menor, tornando-a uma boa opção para turnês, transmissões remotas, teatros e atuações ao vivo onde o tamanho é um fator a se considerar.

Usando a mesma plataforma OHRCA (Open High Resolution Configurable Architecture) que tornou a M-5000 tão popular entre os engenheiros de áudio, o novo modelo oferece 128 canais de áudio definíveis pelo usuário livremente, possibilidade de comunicação com múltiplos protocolos além de uma interface de usuário muito flexível, com qualidade de áudio 24bits/96 kHz. Assim, oferece suporte para protocolos como Dante, MADI, Waves Sound Grid e REAC e pode fazer o embed de áudio no vídeo usando SDI, DVI (HDMI) e SFP.

Além da frequência de amostragem de 96 kHz, o M-5000C oferece um bus de mixagem de 72 bits, com 16 entradas e 8 saídas no próprio console com slots de expansão para placas de expansão da linha XI.

Fonte: Panorama Audiovisual