TV TECNOLOGIA

Como e por que montar um estúdio próprio?

Por que montar um estúdio próprio? (como montar um estúdio?)

Quando falamos em produções audiovisuais o conteúdo ainda é diferencial em qualquer plataforma. Com o acesso a equipamentos e informação, cada vez mais produtores vem disponibilizando seus trabalhos principalmente na internet, por isso, é importante investir na qualidade do material, áudio, vídeo, luz e etc..
Montar um estúdio próprio pode ser a solução ideal para evitar imprevistos, economizar com produção, dando maior controle em todas as etapas de produção e facilitando todos os níveis do seu negócio.

Com um estúdio próprio gastar tempo e esforço se preocupando com fatores externos como ruídos e qualquer tipo de imprevisto não será um problema, além da qualidade se manter, já que o posicionamento dos equipamentos será montado de acordo com a sua vontade. Não haverão interferências e distrações externas como poderiam acontecer em estúdios improvisados ou alugados, ou seja, haverá mais controle resultando em mais qualidade.

Poupe em longo prazo!

Ter seu estúdio pode te ajudar a economizar, apesar de um gasto inicial elevado, o fato de poupar tempo, transporte de equipamento, contratação de produtoras, aluguel de espaço compensa, além de ter uma estrutura disponível quando quiser e ter seu gasto consideravelmente reduzido, não será necessário adquirir, alugar espaço e equipamentos em gravações futuras.

O que preciso para montar meu estúdio?

Local:

O primeiro passo é escolher um local longe de obras e grandes tumultos, um estúdio em um lugar tranquilo é o sonho de qualquer produtor de conteúdo. Outra dica é que o estúdio seja espaçoso, já que o trafego de pessoas e equipamentos é comum.

Iluminação:

A qualidade da luz interfere diretamente na qualidade do conteúdo captado, por isso é de extrema importância destacar o objeto gravado, melhorando não só a imagem mas a experiência do expectador.

Acústica:

A dica é evitar barulhos externos, e problemas de acústica, por isso a importância da escolha do local, placas de espuma e isopor são indicadas para abafar som e evitar qualquer interferência na qualidade do som.

Câmera:

A escolha da câmera é de extrema importância, por isso antes de comprar uma é necessário pesquisar. Qualquer qualidade abaixo de HD hoje, já é considerada obsoleta. Iluminação, foco, som e imagem estão diretamente ligadas, então todas devem ser enxergadas com o mesmo carinho.

Som:

Entre as escolhas comuns para um estúdio estão os microfones direcionais, de mão e lapela, e cada um deles serve para uma situação especifica, é importante saber que tipo de som você deseja captar e de que maneira. Lembrando sempre que um áudio ruim pode prejudicar todo um trabalho.

Ilha de edição:

É na ilha de edição que todo o conteúdo capturado será editado e finalizado, por isso é importante investir em uma máquina que não trave ou te deixe na mão, muitas vezes o gasto com terceirizar a finalização de um projeto é mais caro que a sua estruturação e filmagem, por isso saber operar uma ilha de edição, pode deixar o projeto com “a sua cara” além de economizar e muito com a contratação de um editor.

ONDE PESQUISAR?

Hoje em dia não existe mais espaço para erro, cada dia mais e mais conteúdo é criado, ainda mais na era da internet onde qualquer um pode se intitular produtor de vídeo e disponibiliza-lo. Agora que você já sabe os principais passos para a montagem de um estúdio, o ideal é encontrar uma empresa que possa te direcionar e te ajudar criar um projeto personalizado para suprir suas necessidades e desejos. A VIDEOMART está no mercado audiovisual a mais de 30 anos, e nela é possível encontrar os melhores e mais diversos equipamentos para a montagem do seu estúdio, além de contar com profissionais gabaritados que podem de auxiliar na criação de projetos ou até mesmo sanar suas dúvidas.