HLS – HTTP Live Streaming

HTTP Live Streaming (HLS)

O protocolo HTTP Live Streaming, também conhecido como HLS, foi desenvolvido pela Apple inc. e lançado em 2009.
Desde então vem sendo empregado de forma crescente em media players, web browsers, dispositivos móveis , servidores de web streaming e OTTs,  além de outras plataformas.
Uma pesquisa recente realizada pela “annual video industry survey – 2019” mostra que o HLS é considerado o mais popular formato de streaming utilizado no planeta. Sendo recentemente adotado pelo YouTube como alternativa ao RTMP.

hls STREAMING

Diferentemente dos protocolos baseados em UDP como o RTP, o HLS realiza o tráfego HTTP padrao e, por esta razão, contorna problemas causados por eventuais barreiras impostas por firewalls e servidores proxy.

O HLS realiza o  streaming através enviando  fragmentos de vídeo TS de igual duração, e um arquivo de playlist com extensão “.m3u8”  que associa  cada fragmento produzido formando um playlist insere automaticamente o último fragmento tão logo ele seja concluído.

A Videomart Broadcast, constantemente implementa em seus sistemas as novas tecnologias disponíveis para sua comunidade de usuários.
Por esta razão o protocolo de streaming HLS está sendo implementado em toda a sua linha de sistemas.
A nova plataforma já está disponível nos exibidores dos modelos TVPLAY-SE+, TVPLAY-PRO e TVPLAY-MASTER como recurso padrão e futuramente será implementado em toda alinha de sistemas produzidos pela Videomart Broadcast como módulo opcional.

Sistemas com garantia vigente ou contrato de manutenção ativo poderão usufruir os novos benefícios realizando o update gratuito. 

Usuários de versões fora de garantia e sem contrato de manutenção poderão contratar o upgrade de seu sistema para a versão atual.