NEWS

Globo fará testes com tecnologia 8K durante Olimpíada Rio 2016

Durante a SET Sudeste 2016, Paulo Henrique de Castro, diretor de tecnologias de transmissão, pesquisa e desenvolvimento da Globo, contou que a emissora carioca fará experiências com 8K durante os Jogos Rio 2016, com uma exposição no Museu do Amanhã, de 05 a 20 de agosto, Serão transmitidos conteúdos em 8K, inclusive a cerimônia de abertura e outros eventos ao vivo, em um telão de 300 polegadas.

 

“Não há nenhum compromisso comercial. Será, simplesmente, uma experimentação. Faremos transmissão em 8K a partir do canal 30, transmitindo de Sumaré. Com o telão de 300 polegadas, teremos um espaço de mais de 250 lugares, equipado com 22.2 canais de áudio. Os fluxo de sinais irão ao IBC e, do IBC, teremos umlink 8K 60p sendo transmitido a 24 Gbps. A ideia surgiu na NABShow 2015. Enviamos um pesquisador à NHK entre janeiro e abril de de 2016”.

“Realizaremos testes de áudio e de vídeo uma ou duas semanas antes do início dos Jogos. É um desafio grande, mas, pelo preço dos ingressos, o melhor lugar para assistir os Jogos será o Museu do Amanhã”, Brincou Paulo Henrique de Castro. “Esse evento será um marco para a transmissão televisiva. Faremos a divulgação também aos associados da SET, que serão convidados e avisados”, acrescentou.

Roberto Primo, diretor de tecnologia da Globosat, explicou que o SporTV transmitirá a Olimpíada com 16 canais lineares de TV por Assinatura em HD e mais 40 canais na WEB. “A distribuição será feita de maneira convencional, e também no SporTV Play, a nossa plataforma On Demand. Serão quase 1000 profissionais envolvidos na cobertura. Nas Paralimpíadas, serão mantidos os quatro canais lineares. Na Copa 2014 lançamos uma cobertura ao vivo 24 horas. Queremos repetir isso nos nossos canais Premium, o SporTV 1, 2 e 3, com a transmissão dos principais eventos”.

IMG_3716.JPG

“SporTV terá 16 canais lineares de TV por assinatura na Olimpíada Rio 2016, além de 40 canais On Demand“, contou Roberto Primo, diretor de tecnologia da Globosat

Atuação da Anatel na Olimpíada Rio 2016

Rodrigo Vieitas, assessor técnico da Anatel, falou da atuação do órgão nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “A Anatel auxiliará no gerenciamento do espectro de frequências durante os Jogos, conforme previsto legalmente, realizando atividades de fiscalização da autorização de uso temporário do espectro, teste e etiquetagem dos equipamentos a serem utilizados, e monitoração do espectro. Utilizaremos sensores instalados ao redor da cidade e na nossa Estação de Monitoração de Satélites. Servidores da Agência estarão nas principais instalações de competição e não competição, atuando no controle de utilização do espectro e na solução de interferências prejudiciais, além da presença nos centros integrados das forças de segurança para atuação quando necessário. Teremos salas de etiquetagem também no IBC”.

Fonte: SET