Curso de operação de controle mestre

Curso de operação de controle mestre

A operação de controle mestre em emissoras de televisão seja em canais abertos, fechados, tvs públicas ou WebTV é uma função que exige formação e treinamento.
A qualidade da programação recebida pelos telespectadores influencia diretamente na audiencia e faturamento da empresa.
Pela importancia da função as emissoras de tv procuram profissionais com conhecimentos sólidos e competência para ocupar esta posição.
Com a evolução dos sistemas digitais a função de operador de controle mestre recebeu novas tarefas e, em muitos casos, assumindo tarefas antes realizadas por 2 ou 3 operadores.

O que faz um operador de master?

Realiza toda a operação de controle mestre (master control) e sistema de exibição de vídeos (playout) em emissoras de televisão.
Suas principais tarefas são catalogar vídeos, editar pontos de corte, montar o playlist de acordo com o roteiro programado, eventualmente inserir ou retirar vídeos para ajustar os intervalos comerciais em sincronismo com a emissora cabeça de rede e realizar a comutação entre sinais de estúdio, rede ou exibição de breaks comerciais.

Quer entender melhor o trabalho na central de controle mestre?

Leia esta matéria divulgada no site da RPC, afiliada  da rede Globo em Curitiba.
https://redeglobo.globo.com/rpc/noticia/por-dentro-da-tv-conheca-a-sala-de-controle-mestre-da-rpc.ghtml

Qual o salário de um operador de controle mestre?

Com o crescimento do mercado de televisão, a procura por profissionais para operação de controle mestre está em alta.
O site salario.com.br mantém dados atualizados com base nos registros oficiais do CAGED.
No link a seguir é possível verificar os salários oferecidos pelo mercado:
https://www.salario.com.br/profissao/operador-de-controle-mestre-na-exibicao-de-televisao-cbo-373210/

Onde encontrar um curso para formação de operadores de controle mestre?

Esta pergunta, recorrente em nosso dia a dia, é feita por interessados nesta capacitação porem nem mesmo o google sabe responder.
Porque simplesmente não há cursos de formação para este tipo de profissional no Brasil.
Para confirmar esta informação veja esta publicação : https://www.telabrasileira.com.br/forum/cursos-e-carreira/operador-de-controle-mestre-e-operador-de-vt-633661.
Em contato com entidades que oferecem cursos em outras áreas do audiovisual percebemos que este segmento considera inviável o investimento necessário para a montagem de um laboratório equipado para este tipo de curso.

E então ...

Percebendo esta lacuna no mercado de formação de profissionais desta área, aliada ao nosso interesse de formar profissionais competentes para operar os sistemas produzidos por nós,
resolvemos montar um curso destinado à formação de novos profissionais e para a reciclagem de profissionais que já atuam no setor. Em um segundo momento pretendemos capacitar instrutores credenciados para ministrar este curso e multiplicar as oportunidades para a formação deste tipo de profissional.

Qual será o formato do curso?

Com a experiência adquirida na formação dos operadores de nossos clientes, concluímos que este tipo de curso produz melhores resultados alternando conceitos teóricos,
demonstrações e exercícios práticos, que exigem o acompanhamento individual na execução das tarefas.
Por isto adotamos o sistema EAD onLine, individual ou em grupo de até 6 pessoas, e acesso remoto para a práticas em aula.
Adicionalmente os alunos receberão gratuitamente as licenças necessárias para instalação dos sistemas em seus computadores pelo período de 3 meses após a realização do curso.

E aí, ficou interessado?