NEWS

CNN Brasil estreia domingo com promessa de renovar o jornalismo

“Nunca houve um momento tão importante para o jornalismo. E nunca houve um momento mais importante para o lançamento da CNN Brasil.” Assim Jeff Zucker, presidente mundial da CNN, se apresentou em mensagem de vídeo durante evento de lançamento do novo canal de notícias no Brasil que tem sua estreia marcada para o dia 15 de março às 20h na TV e às 18h no site cnnbrasil.com.br.

A frase dita pelo homem que é referência na mídia americana, denota o movimento que a chegada da rede ao Brasil fará com o nosso jornalismo. Transmitida através do canal 577 das maiores operadoras de TV por assinatura do país a rede chega trazendo nomes e rostos já conhecidos mas aposta também em novos talentos, igualmente conhecidos, para conquistar o público mais jovem. Sua presença em diversas plataformas além da TV, também reforça sua intenção de conquistar diversos públicos.

O projeto é ambicioso, sua meta vai além da disputa pelo mercado com a atual gigante no país, a GloboNews. Seus executivos pretendem fazer da filial brasileira a principal CNN fora dos Estados Unidos, além da sede na principal avenida da maior cidade da América Latina, a CNN Brasil contará com redações no Rio de Janeiro e Brasília, correspondentes em Londres e Nova York e sinais de transmissão exclusivos da CNN Internacional para o Brasil e do Brasil para o exterior quando houver tema de interesse internacional. Uma vitrine para o jornalismo brasileiro jamais vista.

Vemos com isso que a rede CNN chega ao Brasil disposta a conquistar o espaço até então dominado pela Globo, no entanto, se compararmos a audiência do Grupo Globo no Brasil (100 milhões de espectadores por dia) com a CBS (9 milhões de espectadores por dia), rede mais assistida nos Estados Unidos, vemos o potencial da rede líder no país e isso comprova que essa batalha não será fácil.

Cabe a nós esperar e aproveitar os benefícios dessa batalha que promete aumentar a qualidade e crescimento do jornalismo sério no país. Não resta dúvidas que nessa briga todos saem ganhando.