NEWS

Avid MediaCentral: plataforma central da cobertura das emissoras públicas alemãs no Rio 2016

Integração com soluções de terceiro acelera a produção, simplifica a colaboração e aumenta a eficiência para emissoras ZDF e ARD

A Avid anunciou que a ZDF e a ARD, as duas principais emissoras públicas alemães, estarão utilizando a plataforma MediaCentral na cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A solução já foi utilizada na cobertura da última Eurocopa.

A gestão dos ativos de produção e dos sistemas de armazenamento compartilhado da Avid estão integrados com soluções de terceiros para ajudar às emissoras à entregar o conteúdo para milhões de espectadores na Alemanha a qualquer hora e de qualquer lugar, a partir de várias instalações.

Durante a Eurocopa, as emissoras aproveitaram as capacidades da Westdeutsche Rundfunk (WDR), emissora pública com sede em Colônia e membro do consórcio ARD, para produzir o sinal de cobertura do evento. Para as Olimpíadas, será a vez da Norddeutscher Rundfunk (NDR) – com sede em Hamburgo e também membro da ARD – ser a responsável pela produção do sinal de cobertura.

Essa configuração para possibilitar a contribuição entre as diferentes emissoras necessita de um fluxo de trabalho rápido, eficiente e robusto para atender uma ampla variedade de conteúdos e demandas de distribuição. Entre os serviços necessários, incluem-se a edição em movimento e em qualquer lguar, a criação de grafismos e processamento da produção, além da gestão e distribuição dos conteúdos. A tecnologia da Avid, em conjunto com as soluções de terceiros, permitirá uma colaboração fluida entre todos os membros da equipe de produção em múltiplas instalações, garante a empresa.

“O objetivo da plataforma MediaCentral é oferecer soluções completas que se integram sem problemas com os sistemas de terceiros, o que oferece um valor agregado real aos nossos clientes. Desta forma, é possível implementar um fluxo de trabalho altamente eficiente que serve para responder aos desafios complexos, como a produção de grandes eventos esportivos”, aponta Tom Cordiner, vice-presidente de vendas internacionais da Avid. “A ZDF e a ARD seguem confiando em nossas soluções para entregar conteúdos emocionantes e de alta qualidade para seu público em qualquer momento e em qualquer lugar”, ressalta.

A solução foi implementada pela integradora Qvest Media, uma das maiores distribuidoras da Avid em todo o mundo. As capacidades de produção são baseadas no Avid Interplay e em seus sistemas de armazenamento compartilhado. O Avid Media Composer será a plataforma de edição, enquanto o que o iNews e vários Interplay serão utilizados para a produção de noticiários. Os servidores de mídia EVS XT3 e a solução IPDirector serão utilizados para o ingest e transmissão e o grafismo será oferecido pelas soluções da Vizrt como parte do fluxo de trabalho integrado de produção em alta definição.

Fonte: Panorama Audiovisual